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FAQ

1 - Em quais pontos é realizada a calibração do instrumento de medição?


Os pontos de medição, onde é realizada a calibração ao longo da faixa de medição do instrumento, são definidos por normas técnicas ou pelo próprio Inmetro. Caso o cliente possua “pontos específicos”, basta informar no ato da contratação do serviço.



2 - Como meu instrumento de medição é identificado?


Após toda calibração, o instrumento de medição recebe um selo chamado etiqueta de calibração. Nela constam o nº do certificado de calibração, a data da calibração e a data da validade (informar no ato da contratação, se houver). Além disso, caso o cliente possua um código de identificação próprio (Tag) é só nos enviar que fazemos a gravação no instrumento de medição.



3 - Qual é a validade do certificado de calibração?


Toda calibração possui um prazo de validade, mas isso depende basicamente da frequência de uso do instrumento, severidade é intempéries do ambiente, manuseio, guarda e grau de exatidão do instrumento. Instrumentos de medição idênticos, calibrados na mesma data podem ter validades diferentes de acordo com os parâmetros acima. Por isso, cabe ao cliente definir a validade adequada para o seu instrumento de medição, que pode variar entre dias, meses e até anos. Lembrando que, durante o período de validade, caso o instrumento de medição sofra alguma avaria é necessário ajustar e calibra-lo novamente. Nós da Instrutemp recomendamos aos nossos clientes que a calibração seja realizada 1 vez ao ano.



4 - Quais instrumentos devem ser calibrados?


Segundo as normas de qualidade, como a ISO9001 (item 7.6), todos os instrumentos de medição que influenciam no controle dos processos da empresa devem ser calibrados com rastreabilidade à organismos nacionais (RBC/INMETRO) ou internacionais.



5 - O certificado de calibração da Instrutemp é válido em minhas auditorias?


Nossos Certificados de Calibração são válidos para todas as normas de sistema de gestão da qualidade, como ISO9001, ISO14001, OHSAS18001, ISO/IEC17025, PBQP-H, ANVISA, ANAC, pois possui rastreabilidade à RBC/INMETRO e/ou organismos internacionais reconhecidos pelo INMETRO.



6 - O que é incerteza de medição?


Incerteza de Medição pode ser entendida como a “dúvida” em torno do resultado obtido durante a calibração. Por definição, nenhuma medição é 100% exata, mas quanto menor a incerteza de medição, ou “dúvida”, atribuída ao resultado, mais confiável será a medição. Laboratórios de Calibração com incertezas menores expressam resultados mais confiáveis que Laboratório de Calibração com incerteza de medições maiores.



7 - O que é rastreabilidade?


Padrão de Referência é um instrumento de medição com grau de exatidão, precisão e incerteza, calibrados por Laboratórios de Calibração pertencentes à RBC – Rede Brasileira de Calibração ou organismos internacionais reconhecidos pelo INMETRO, compondo assim a cadeia de rastreabilidade da medição.



9 - O que é manutenção ou ajuste?


É a correção dos erros de medição identificados no processo de calibração. Após uma manutenção ou ajuste é necessário realizar uma nova calibração.



10 - A calibração conserta ou ajusta o instrumento de medição?


Não, o objetivo da calibração é informar ao cliente os erros de medição naquele exato instante, como uma “fotografia” do instrumento. Com isso o cliente tem condições de avaliar como estava o desempenho do instrumento durante o período de uso anterior, possibilitando identificar falhas no processo de medição, até mesmo recalls. Neste caso é necessário realizar a manutenção, ou ajuste, do instrumento de medição






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